segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Introdução do Blog

 

Meu pai disse: 
"não tenha medo".

Sou caboclo.
Sou guerreiro.
Do que vou ter medo?

CD 187 – Faixa 16

Lugar: MG, Caraí, Ponto de Marambaia
Data: 01/12/1978
Informantes: Juscelina Ferreira Cuimbra e companheira

 


BLOG “TRADIÇÃO ORAL JEQUITINHONHA” (2017) 


Tudo sob o lema: Ajudar o povo é – em primeiro lugar – dar valor àquilo que ele já tem! (cultura, história, líderes e ideais) 

 

1. Que Pesquisa é esta? 


O Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, já foi uma região subdesenvolvida, de muita seca, sem infra-estruturas (rodovias, eletricidade, telefone, água encanada, secretaria de trabalho) de população pobre, boa parte analfabeta, doenças endêmicas (chagas) e na mídia conhecida como o Vale da pobreza ou da miséria. Na década de 1960, já foi considerada na UNESCO como terceira região mais pobre do mundo. (sic!) Na realidade o vale sempre foi rico em minérios (ouro, urânio, lítium, pedras preciosas). Hoje muita coisa está melhorando. E o povo deste Vale já percebe e se orgulha que o Jequitinhonha está se tornando uma referência cultural nacional. (arte e artesanato, teatro, corais, movimentos). 

Em 1969, frei Francisco van der Poel, holandês, foi morar em Araçuaí (MG) para o trabalho pastoral junto aos frades e ao povo do lugar. Este Frei Chico, músico, gostava das cantigas da sua idosa cozinheira dona Filó. Gravou-as e começou em 1970 um coral de jovens pobres com este repertorio (60 minutos) do domínio público (cantos de roda, batuques, beira-mar, contra-dança, excelências, benditos do terço). Este coral “Trovadores do Vale” passou a cantar na igreja e fazia apresentações também fora do Vale. Uma moça do coral, a artesã Maria Lira Marques, entrou para valer nesta pesquisa de músicas, histórias, benzeções, aboios, cantos das lavadeiras, ... muita coisa. Que deu em 250 fitas K7 gravadas e anotadas, que ora apresentamos. Após dez anos no Vale, Frei Chico foi se especializando em cultura popular, pesquisando outras regiões do Brasil, até em Portugal. 


2. Esta Pesquisa organizada é disponibilizada gratuitamente para o   uso por  
     artistas,  jornalistas, pesquisadores, amantes da cultura brasileira: 

Apresentamos aqui (em mp3) 250 K7 gravadas (qualidade variável) e 15 mil folhas manuscritos Lira e Frei Chico, depois datilografadas (não havia computador) e finalmente digitalizadas. Tudo foi devidamente registrado com nome de: informante, data e lugar, como exige o seu uso científico ou público. Este blog possibilita a busca de qualquer palavra nas “15mil folhas”. 

Há textos falados e outros cantados (MU); há assuntos religiosos (REL) e outros não. 

Nosso Blog traz: som gravado e textos digitalizados. Ao ligar uma música ou entrevista pode ler também o texto (que luxo!) 


3. Outras riquezas: 

Texto completo de alguns livros raros: 

    - A antiga "Cartilha ou Compêndio da Doutrina Christã",
    - O famoso "Lunário Perpétuo",
    - A monografia "O Rosário dos Homens Pretos" (com anotações do autor), 
    - "Os Homens da Dança" de Frei Chico (esgotado).


4. Coleção grande de "Slides produzidos por Frei Chico" para aulas, palestras
      etc. (sem direitos autorais) 


5. Vale do Jequitinhonha  em sites e outros endereços.

 

Boa diversão e leitura,

Eugênio Pacelli; Terezinha Furiati; Frei Chico van der Poel